51 3284.0000
Senhor dos Passos

Notícias

Primavera: Estação das Flores e das Alergias

Publicado por Administrador em 20/09/2016

Vem chegando a primavera (23/09) e é justamente nessa época em que as crises alérgicas se tornam ainda mais agressivas, por conta da polinização das árvores floríferas e da inversão térmica.

Alergias são manifestações de hipersensibilidade do sistema imunológico, que cria anticorpos para combater antígenos (agentes externos) que não são nocivos. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, cerca 10% dos brasileiros sofrem de algum tipo de alergia – rinite e asma são quadros mais comuns – atingindo 30% e 10% da população, respectivamente.

Segundo o especialista em Análises Clínicas Marcos A. Hagemann – diretor do Laboratório Senhor dos Passos, o diagnóstico da doença alérgica é multifatorial e inclui uma história cuidadosa da vida do paciente, exames médicos e testes confirmatórios. “Para obter diagnósticos precisos e que conduzam à terapia apropriada, os médicos alergologistas recorrem a testes laboratoriais cada vez mais modernos e eficientes em busca de auxílio”, complementa.

Os testes laboratoriais para o IgE total e IgE específico são auxiliares no diagnóstico das alergias e oferecem muitas vantagens ao médico e ao paciente. Depois de realizados esses testes com o paciente, o alergologista necessitará dos resultados desses exames para indicar a conduta terapêutica mais adequada. Os imunoensaios para anticorpos IgE são úteis para complementar o diagnóstico clínico de alergia e mais vantajosos que os testes cutâneos por não apresentarem nenhum risco para o paciente, oferecendo melhor padronização em termos de qualidade dos antígenos usados e alta sensibilidade. No entanto, os testes cutâneos jamais podem deixar de ser realizados, explica.

IgE Total

Altos níveis dos anticorpos, as imunoglobulinas da classe E (IgE), são usualmente associados com a alergia e/ou parasitose. É pouco provável que pacientes com IgE total inferior a 10 kU/L tenham alergia, e o contrário vale para os que apresentam mais de 200 kU/L. Os testes dos níveis de IgE são úteis em crianças com idade inferior a um ano.

Alérgeno Específico IgE

É necessário uma amostra de soro que será testada com alérgenos específicos. A determinação da reatividade dos alérgenos individuais fornecem informações relevantes para certas terapias como a de supressão ou a imunoterapia. Os testes de screen-multialergênicos são efetivos no diagnóstico da alergia individual e úteis em certas situações. O procedimento laboratorial é conveniente para o paciente e não possui qualquer reação alérgica adversa de risco. O soro coletado para o teste pode ser armazenado por longos períodos para ser testado com alérgenos adicionais.

Trocar versão